Mitos e Verdades…

Cabelo dá trabalho mesmo, não tem como negar. As características de cada fios geram dúvidas sobre cuidados e tratamentos. Por isso, o dermatologista especialista em cabelos e transplante capilar, Arthur Tykocinski desvenda 10 mitos e verdades sobre os cabelos. Confira:
1. Lavar os cabelos todos os dias aumenta a queda.
MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos, que integram o processo natural de renovação capilar.
2. A caspa favorece a queda.
VERDADE. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo (seborréia), seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Esse processo inflamatório mesmo sendo superficial pode acabar atingindo as células tronco do cabelo (bulge) que também se localizam superficialmente, próximas as glândulas sebáceas do couro cabeludo. Nesse caso, em pacientes com estágios iniciais de alopécia androgenética, pode acelerar a perda capilar, quando não tratada adequadamente.
3. A água do mar é boa para os cabelos oleosos.
VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.
4. Se o fio branco for arrancando, o outro nascerá com a cor natural.
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.
5. O cabelo cresce mais rápido no verão.
VERDADE. O sol estimula alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina. Dessa forma, o bulbo capilar “trabalha” mais, o que acelera o crescimento dos fios.
6. Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento.MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, há três ou quatro milímetros de profundidade. Nosso cabelo nada mais é do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.
7. O estresse estimula a queda capilar.
VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. O estresse contínuo desencadeia o processo de envelhecimento do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta do estresse não é definitiva e ele voltará a crescer normalmente.
8. O cabelo cresce mais durante a gravidez.
VERDADE. Estimulado pelos hormônios, o cabelo cresce mais durante a gravidez. Após o parto, a mulher geralmente perde os cabelos que ficaram retidos. O feto consome muito nutriente e se a mulher não faz um acompanhamento ou não tem uma alimentação saudável, ela poderá apresentar uma deficiência de ferro e, consequentemente, sérios problemas de queda de cabelo. Além disso, se a mulher volta a praticar esportes com muito vigor, os músculos competirão pelo ferro com o cabelo, o que também poderá influenciar na perda de cabelo.
9. Dormir com o cabelo molhado facilita a queda de cabelo.
VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e consequentemente, a queda de cabelos.
 

10. Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda.
EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido pode aumentar a proliferação de fungos, com a dermatite seborreica e finalmente agravar a queda. Usado com cuidado, sem estar apertado e com os cabelos secos, não há problema.


Texto retirado do Blog Cristiana Arcangeli Aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: